Energia solar é a nova tendência na construção civil, diz incorporadora

Setor tem o desafio de descarbonizar o consumo de energia e atender aos clientes que desejam construções mais sustentáveis

10/8/20232 min read

A energia solar é a nova tendência na construção civil. A afirmação é de Eduarda Tolentino, sócia e presidente do Conselho de Administração da incorporadora BRZ, que atua no mercado imobiliário desde 2010, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais.

“Isso ocorre devido ao aumento do foco na sustentabilidade e na redução das emissões de carbono. Além disso, a queda nos custos das tecnologias solares tornou a energia solar uma opção mais acessível e atraente para incorporadores e proprietários de edifícios”, disse a executiva em entrevista ao Canal Solar.

A construção civil, tão fundamental para a sociedade, tem um grande desafio para descarbonizar o setor energético. No mundo, o consumo de energia elétrica representou 38% das emissões de CO2 da construção civil em 2019, segundo dados da Organização das Nações Unidas.

Por outro lado, os consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto das suas ações no planeta e por isso passou a valorizar construções que causem um menor dano ao meio ambiente e que convivam em harmonia com a natureza.

Uma pesquisa de 2022, realizada pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), revelou que 58% dos respondentes estariam dispostos a pagar mais por um imóvel com tecnologia verde. E 80% dos entrevistados têm o meio ambiente entre as prioridades na hora de comprar um imóvel.

“Sim, muitos clientes estão dispostos a pagar mais por edifícios sustentáveis devido aos benefícios a longo prazo, como economia de energia e impacto ambiental reduzido. Além disso, edifícios sustentáveis podem oferecer um retorno significativo sobre o investimento ao longo do tempo”, disse Tolentino.

Nesse sentido, a energia solar é uma grande aliada das construtoras, principalmente devido aos benefícios ambientais e econômicos que ela oferece para as construções. A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, portanto, contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e dos impactos ambientais associados à geração de eletricidade.

Segundo a executiva, é frequente a energia solar desempenhar um papel importante na obtenção de certificações de construções sustentáveis, como LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), pois contribui para a eficiência energética.

Eduarda Tolentino, sócia e presidente do Conselho de Administração da BRZ